Get Adobe Flash player
.:: Publicidade ::.
  • callanbanner-rotativo-rabanner-totvswizardconsultinvestits-bannerbannernx4itotvs

Muita expectativa foi gerada em torno da sessão de Câmara, realizada na segunda-feira (15), às 17h, em que o Prefeito Fábio Marcondes fez uso da “tribuna livre” para expor o que foi realizado nos primeiros 100 dias de sua gestão a frente da Prefeitura de Lorena.

Todos os Vereadores, Secretários, lorenenses de diversos bairros, atentos a explicação referente às dificuldades encontradas, e as principais ações da nova gestão. A iniciativa que foi reconhecida como inovadora por vários vereadores, teve o objetivo de prestar contas aos munícipes.

No início da explanação de Fábio Marcondes, foi exibido um vídeo que retratou parte do caos em que a cidade foi deixada. Imagens fortes permitiram que os presentes tivessem melhor ideia das dificuldades encontradas no início do mandato. Frota municipal sucateada, precariedade de alguns Postos de Saúde, o descaso com a educação e prédios públicos em péssimo estado de conservação, foram alguns pontos abordados no vídeo que está disponível na página da Prefeitura e redes sociais.

A apresentação do Prefeito esclareceu que, mesmo com as dificuldades, importantes passos foram dados em direção à resolução de graves problemas do município. O que ficou claro quando Fábio começou a mostrar os slides, explicando passo a passo, as principais realizações.

De início ele falou a respeito das dívidas deixadas, R$ 26.817.654 no total, e desse montante, R$ 5.145.091,75 já foram pagos.  Altas dívidas com Sabesp, Telefônica e Bandeirantes foram parceladas, o pagamento vem sendo efetuado e com isso, a prestação de serviços foi normalizada. Também foi detalhado o pagamento das dívidas por secretarias e logo em seguida, apresentadas algumas das mais expressivas realizações.

Na área da saúde destacam-se, a contratação de 150 profissionais de Atenção Básica nos PSF (Programa Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde); a adesão de importantes Programas que vão propiciar melhor atendimento e qualidade de vida para a população; a aquisição de 500 mil reais em equipamentos; intensificação dos trabalhos anti-dengue, fazendo com que Lorena tenha os menores índices da doença na região, dentre outras ações.

Sobre a Assistência Social houve a recuperação da Gestão do Programa Ação Jovem; foi firmado um convênio com o Banco do Povo para reforma das casas populares. Foram iniciadas também, ações sócio educativas dos Programas Pró-jovem e Renda Cidadã. Teve início as ações com a população de rua, reestruturação do Bolsa Família; normatização do Plantão Social; dinamização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a assinatura de convênios com instituições filantrópicas da cidade e etc.

Quanto à infra-estrutura são 21 projetos, por meio de Convênios Estaduais e Federais que estão em fase de liberação, dentre eles: Academias ao ar livre; Praças públicas; Academias de saúde; Parque linear do Ribeirão Taboão no Residencial Otto Ude.

O prefeito destacou também, algumas realizações da Secretaria de Serviços Municipais, tais como: limpeza da garagem, recuperação de pontes da zona rural, construção de muro de arrimo, a limpeza do Mandi, reparo de caixas de águas pluviais; reforma de canteiros; limpeza de bocas de lobo; revitalização da Praça Mário Covas. E a ação tapa buracos, em caráter emergencial, feita com equipamento próprio. Também foi reorganizada a equipe de trabalho e restabelecido crédito junto aos fornecedores locais para o fornecimento de peças e acessórios para os veículos danificados nos pátios municipais, dentre outras ações.

Sobre a Secretaria de Trânsito e Transportes, citou a revitalização de sinalização (pintura do solo), na área central da cidade e nas escolas. Vem sendo feitos estudos e projetos de intervenções viárias visando à melhoria na fluidez e circulação na área central;

Na Educação, houve uma expressiva reestruturação: o remanejamento das gestoras nas Escolas Municipais; implantação de 17 Cursos Profissionalizantes na Escola Milton Ballerini, além dos cursos já ministrados pelo SENAI; rescisão de contrato com a Nutriplus (Merenda Escolar) e a contratação de outra empresa, com redução de 12% nos custos, e Processo Seletivo para cargos na Educação (professores e assistentes de creche).

A área de Esportes também passou por muitas mudanças a começar pela revitalização do CSU – Centro Social Urbano; manutenção de alguns campos e quadras municipais e o reforço na segurança. A SEJEL – Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, elaborou um calendário esportivo para 2013, contemplando diversas modalidades; organizou os horários de atividades esportivas nos espaços públicos do município, e celebra a retomada da construção da Quadra de Ginástica Rítmica Desportiva – GRD.

Foram destacadas também, as ações do Fundo Social de Solidariedade que vem promovendo eventos beneficentes, como o Dia do Bem Estar da Mulher e outros; a inauguração da Praça do Exercício do Idoso, totalmente revitalizada em parceria com a SEJEL – Secretaria de Esporte, Juventude e lazer. Também foram assinados convênios que vão garantir a vinda de projetos sociais, que tem como objetivo capacitar à população visando à geração de renda.

Fábio Marcondes falou ainda, sobre o cronograma pra realização das licitações, processo que leva em média 44 dias para a finalização, o que justifica o atraso na aquisição de medicamentos, por exemplo. Porém, para estar dentro da lei, não tem como fugir desse processo burocrático.

Ele frisou que foi finalizado processo licitatório para a recuperação de subleito e tapa buraco, contemplando 20.000 m², e adiantou que foram retomadas as negociações com a Caixa Econômica Federal para a reforma do Mercado Municipal.

Marcondes posicionou-se de maneira muito segura e mostrou-se satisfeito com a receptividade dos vereadores e população.

“Fiquei feliz de ter vindo, a nossa administração visa ser a inovadora. Foi muito importante essa oportunidade de estreitar o elo com os nossos vereadores, que se mostraram bem informados a respeito da situação de Lorena, das dificuldades e estão antenados. Foi grande o respeito, e se for se tornar rotina receberei o convite para vir a Câmara com prazer” encerrou o Prefeito.

A sessão que durou cerca de 6h, destacou-se pelo clima de cordialidade entre Executivo e Legislativo e a participação popular. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas ao Prefeito, e todas foram respondidas.

Não há registro de que nas últimas gestões houve uma iniciativa dessas por parte do Executivo. Certamente este foi um importante marco na história da cidade,

 

Parceiros

Quer ver sua empresa Aqui? Saiba mais...

Previsão do Tempo


Velocímetro
Estatísticas do Site
  • Usuários Online: 1
  • Visita(s) hoje: 82
  • Visitas ontem: 278
  • Visita(s) da semana: 2260
  • Visita(s) no mês: 10266